
15 ago 5G Broadcast
CEO Mariner -
“Como entusiasta da multimídia, vejo a tecnologia do consórcio 5G Broadcast (antes ‘5G Today’), composto pelas gigantescas Rohde & Schwarz (Alemã) e Qualcomm (Americana), como uma nova era para o consumo de mídia em todos dispositivos eletrônicos. Essa tecnologia aliviaria o backbone das operadoras de telefonia permitindo que uma parte bem definida do conteúdo audiovisual, consumido nos dispositivos, fosse entregue por uma rede multicast.
É importante salientar, como diz Luis Felipe da Silveira, da Rohde & Schwarz, que não é internet. Não é para o consumo de vídeo on demand. Não que a tecnologia, de forma limitada, não pudesse prover isso, porém, seu principal objetivo é a propagação de mídia linear, hoje TV.
A meu ver, futuramente, todo canal que produzir multimídia como rádio audiovisual (rádio multimídia) e podcasts com programação linear contínua poderão, de forma regulamentada, usufruir dessa tecnologia 5G Broadcast. Os carros, agora com kit multimídia, poderão receber qualquer tipo de conteúdo visual ou atualização de informações pertinentes à cidade onde trafegam. Isso vale para qualquer outro dispositivo eletrônico equipado com esse processador. Sua geladeira poderá ter um display que alterna entre as suas receitas e o programa audiovisual que mais gosta.
Outra demanda atendida é a atualização dos firmwares de dispositivos eletrônicos que não estão integrados à internet (seja por localização remota, seja pela diminuição do custo na fabricação com a redução de componentes eletrônicos).”