Você sabe o que é ECAD? Entenda sobre os Direitos Autorais nas Web Rádios - Pulsar Multimedia
21644
single,single-post,postid-21644,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-7.7,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2,vc_responsive
 
ECAD Entenda sobre os direitos autorais nas Web rádios

09 out Você sabe o que é ECAD? Entenda sobre os Direitos Autorais nas Web Rádios

Muitas Web Rádios que estão iniciando no mercado, acabam se questionando sobre os direitos autorais das obras musicais. É importante ficar atento para evitar complicações!

Você gosta de escutar uma boa música?
Curtir um sonzinho em uma balada, dançar, se divertir, é realmente maravilhoso!

A música está presente em praticamente todos os momentos de nossas vidas! Nos momentos alegres para embalar naquela euforia, nos momentos tristes que precisamos de uma música deprê… Não importa a fase, a música faz parte da vida de todos nós. É por isso que filmes, novelas, programas de TV, de Rádio, serviços streaming e tantas outras atrações sempre a utilizam.

Mas você já parou para pensar quem é que gerencia esse uso?
A música é propriedade do artista e deve ser utilizada apenas com a autorização do mesmo. Com isso, surge a dúvida: mas quem faz esse controle e como funciona?
Pode ficar tranquilo que hoje você vai descobrir tudinho sobre os Direitos Autorais e suas aplicações para as Web Rádios. Confira!
– O ECAD

Trata-se de uma Instituição privada e sem fins lucrativos instituída pela lei 5.988/73, e mantida pelas leis federais 9.610/98 e 12.853/13.

Está presente em todo território nacional, mas sua sede fica no Rio de Janeiro.

A principal função do ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) é gerir o controle de arrecadação e distribuição dos direitos autorais das músicas para exibição pública.

A Instituição é extremamente elogiada e premiada no cenário musical, sendo até mesmo umas das principais referências de trabalho em todo o mundo.

O que é ECAD? Automação para rádio

Toda a administração é realizada por associações de gestão coletiva musical. Essas associações são responsáveis por representar diversos titulares musicais, como:
• Intérpretes
• Compositores
• Editores
• Produtores fonográficos
• Entre outros

Para você ter uma ideia da gestão considerada impecável do ECAD, após um grande investimento realizado na informatização de alto nível de toda administração dos direitos autorais, o mercado de distribuição de direitos autorais obteve uma crescente de 10%.

Esse resultado é baseado em uma estratégia que gira em torno da alta tecnologia, e que contribuiu para a elevação da recuperação de inadimplentes, na assinatura de novos contratos, entre vários outros fatores.

Todos esses fatores garantem a eficácia conhecida do ECAD.

 

Automação para Rádio. O que é ECAD?

Agora que você conheceu a Instituição responsável pela administração dos direitos autorais, chegou o momento de entender o funcionamento de todas as leis.

Entendendo as leis de direitos autorais para as Web Rádios

Desde Fevereiro de 2017, o governo federal determinou que qualquer tipo de Web Rádio, serviço de streaming e podcast são obrigados a pagar pelo uso das obras executadas em suas plataformas.

A lei caminhou de forma correta, levando em consideração o crescimento e o surgimento de novas plataformas Streaming e Rádios online.

As grandes Rádios online já estão familiarizadas com os procedimentos e formas de negociação. Já as novas, muitas vezes são pegas de surpresa devido ao alto valor estipulado pelo ECAD, num primeiro contrato. Porém, esse valor pode ser negociado – uma prática bem comum, diga-se de passagem.

Algumas Rádios online não aceitam essa cobrança e acabam optando pela alegação de ilicitude. Passam a buscar auxílio legal, podendo sim conseguir a isenção do pagamento estipulado, apesar de estarem sujeitas aos altos custos e muito constrangimento ao longo do processo.

Justamente por isso, aconselhamos que você negocie e chegue a um acordo legal para não haver prejuízos.

 

Automação para rádio

Automação Rádio

O que é ECAD?

ECAD

 

E você já conhecia o ECAD? Nos conte sua história aqui nos “comentários” para trocarmos experiências!

Acompanhe também:

Soluções para facilitar o dia a dia da sua emissora de rádio

Saiba como garantir mais organização no conteúdo jornalístico da sua rádio 

Aplicativos que vão dar um upgrade no setor comercial da sua rádio

No Comments

Post A Comment